segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A cana, o peixe e o amanhar

Dar a cana e ensinar a pescar. Dar o peixe e ensinar a amanhar. 

Da última vez que o Miguel foi à pesca houve alguns felizes contemplados com peixinho fresco, mas recebemos uma ou outra chamada a perguntar como é que faziam para amanhar o peixe e sabemos que alguns negociaram com os pais para conseguir o peixe amanhado. Por isso o post de hoje é para aqueles que às vezes recebem peixinho pescado à linha e não sabem como o limpar e arranjar.
Corta as barbatanas e o rabo do peixe com uma tesoura de cozinha.
Coloca o peixe sobre uma tábua. Prende bem a cabeça do peixe com a mão esquerda e com uma faca na mão direita raspa as escamas desde o rabo até à cabeça (sentido contrário ao das escamas. É como depilar as pernas!). Lava bem o peixe com água corrente fria.
Com a tesoura abre a barriga ao peixe e faz um corte entre a cabeça e o corpo. Extrai-lhe as entranhas e as ovas, se houver. Corta as guelras. Lava muito bem com água corrente fria.

Depois de amanhado seca-o com cuidado e está pronto para ser consumido de imediato, guardado no frigorífico ou congelado. No frigorífico aguenta 2/3 dias, devendo de qualquer maneira ser consumido o mais fresco possível. No caso de ser para congelar divide-o por doses, conservando-o no máximo durante 3 meses.

Nota: O Miguel só corta as barbatanas e o rabo no final. Tem a mania que é macho e gosta de se picar!

Sem comentários: